PROJETOS
SuperErvas: Criação de histórias em quadrinhos como meio de conscientização da importância das ervas medicinais
A utilização de ilustrações dentro de materiais de estudo sempre ajudaram a promover o aprendizado de maneira lúdica. Sendo assim, nosso projeto visa promover a educação da população quanto ao consumo desenfreado de remédios alopáticos, enfatizando soluções naturais, como um simples chá, que é menos prejudicial, podendo ser eficaz e saudável, tanto para o homem quanto para o meio ambiente. Nosso enfoque maior são as crianças pelo fato de termos a convicção de que elas poderão mudar nosso futuro ao conscientizar-se sobre valores e princípios que permeiam o respeito à natureza e ao corpo humano.
Reaproveitamento de água para fins não potáveis no IFC campus Brusque
O reaproveitamento da água, seja ele da chuva ou oriundo de outro lugar, é muito importante, pois é dada uma nova finalidade para algo que já foi utilizado e que possui aplicação para outro objetivo prático. Isto ajuda em medidas para diminuir os gastos e na preservação da água. Diante disto, pretendemos fazer a captação da água da chuva, para utilizar na limpeza e nos canteiros de ervas medicinais do IFC campus Brusque. Tornando-se um meio de conscientização para a economia de água, que é algo extremamente importante nos dias atuais, em vista da situação em que nos encontramos.
ERVATERAPIA: Horta comunitária com ervas medicinais
A horta comunitária com ervas medicinais é uma ótima ferramenta de estudo e conscientização ambiental, tanto para os discentes envolvidos no projeto e outros do meio acadêmico, quanto para as comunidades interna e externa que usufruem das ervas disponíveis em canteiros de fácil acesso. Neste projeto, foram elaborados e mantidos canteiros com diferentes ervas medicinais, dentre elas, ora-pro-nóbis, menta, manjericão, cavalinha, boldo, alfavaca, babosa, erva-cidreira, capim-limão, entre outras. O projeto não envolve apenas o fornecimento de tratamento natural para a comunidade, mas, principalmente, busca a conscientização quanto aos malefícios que o uso excessivo de remédios alopáticos pode acarretar ao metabolismo.
ErvaWeb: Desenvolvimento de um website para a divulgação de ervas medicinais
A natureza disponibiliza ao homem uma infinidade de plantas com valores medicinais, sendo a flora brasileira uma rica fonte de ervas que podem auxiliar no tratamento e prevenção de vários males. Nossos ancestrais contavam apenas com o conhecimento empírico, porém, hoje, dispomos de pesquisas científicas que comprovam as propriedades medicinais de várias plantas, atestando sua eficiência. Diante da situação, este projeto visa criar um website para divulgação das propriedades das ervas medicinais vinculadas ao programa de extensão Ervaterapia, além de promover a conscientização dos malefícios do uso frequente de remédios alopáticos enfatizando como tratamento alternativo a utilização de medicamentos naturais.
Produção de sabonetes com ervas medicinais (Finalizado)
A pesquisa da relação existente entre o ser humano e a plantas é a ciência da etnobotânica, assim várias comunidades, como as indígenas, ao longo do tempo foram acumulando conhecimentos sobre o uso de plantas. No Brasil a utilização das plantas medicinais teve início com seus primeiros habitantes, os grupos indígenas, que utilizavam as espécies nativas para curar doenças, sendo um hábito cultural freqüente nestas comunidades até os dias de hoje. Os sabonetes vegetais são conhecidos por terem um maior benefício para a saúde humana e para o meio ambiente, visto que o teor de componentes químicos sintéticos na composição dos mesmos é relativamente menor, quando comparado ao sabonete comercial.